• 29 de março de 2024

Prefeito Marcos Silva, participa do lançamento do Programa Minha Cidade linda, promovido pelo Governo de Alagoas

Minha Cidade Linda vai implantar infraestrutura de mobilidade, esporte e lazer nos centros urbanos de todo o estado

Texto de Natalia Fernandes

O prefeito do município de Messias, Marcos Silva, participou na última sexta-feira (22) do encontro e apresentação do Programa “Minha Cidade Linda”, que aconteceu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.

O Programa é uma iniciativa do Governo do Estado de Alagoas, com objetivo de implementar infraestrutura de qualidade aos municípios alagoanos, através do investimentos de verba para; implantação de calçamento, instalação de academias ao ar livre, instalação de parques infantis e pinturas das fachadas das moradias.

Na primeira fase, com investimento de mais de R$ 392 milhões, o programa vai implantar infraestrutura de qualidade em 91 municípios do estado, com menos de 50 mil habitantes, a fim de estimular a população a frequentar e usufruir dos espaços livres públicos. Já na segunda fase, o programa chega às 11 maiores cidades do estado, que têm mais de 50 mil habitantes. O programa será executado pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand).

O programa será aplicado em quatro eixos: mobilidade urbana, lazer, esporte e cidadania. O primeiro consiste na melhoria das vias urbanas, com implantação de calçamento e urbanização de ruas não pavimentadas. Nos 91 municípios, será beneficiado um total de 453 quilômetros de vias.

Os equipamentos de lazer serão implantados em áreas públicas já consolidadas, como praças, parques e orlas. São parques infantis com brinquedos a serem distribuídos de acordo com a demanda local e proporcionalmente à população. Já no eixo do esporte,  serão  instaladas academias ao ar livre para pessoas de todas as idades também em áreas como praças, parques e orlas, contribuindo para a saúde e bem-estar dos moradores.

Por fim, o último eixo do programa é voltado à beleza e harmonia visual dos ambientes, ponto importante na atratividade das cidades. As fachadas das residências serão revitalizadas, por meio de pintura, o que elevará a autoestima dos moradores, além de aumentar a visibilidade e agregar valor à comunidade onde residem.